Seccionadoras

LIGUE AGORA: 011 3858.7788

 
                                                           vendas@platinaautomacao.com.br


Na Platina Materiais Elétricos você vai encontrar as principais marcas do mercado:


   

Fale com um de nossos consultores e confira os
melhores preços do mercado: Fone e Email
 

LIGUE AGORA: 011 3858.7788

Você sabe como as chaves seccionadoras funcionam?

As Chaves Seccionadoras são dispositivos mecânicos de manobra capaz de seccionar um circuito elétrico, desenvolvidas de acordo com as normas vigentes atendendo aos requisitos da NR12 e conforme normas internacionais IEC 60947-1 e 3.


Ou seja, uma chave seccionadora é um interruptor de desativação que tem a capacidade e interromper a energia para um circuito elétrico ou a um grupo de circuitos elétricos. As chaves seccionadoras, também chamas de interruptores de desconexão, são usadas em uma grande variedade de configurações, e são empregadas como dispositivos de segurança que desenergizam circuitos para que as pessoas possam trabalhar com eles de forma segura. Os dispositivos de segurança elétricos são tão úteis quanto a sua manutenção e os procedimentos de segurança em torno, e um interruptor de desativação deve ser utilizado apropriadamente, a fim de ser eficaz.

Um exemplo comum de um cenário em que esses interruptores são usados está na distribuição de energia. A chave seccionadora pode ser aproveitada para gerenciar a rede de distribuição, para mudar cargas em toda a rede, para interromper a energia enquanto a manutenção ocorre e para desligar uma área da rede se uma ameaça à segurança surge. Um interruptor de desconexão é geralmente usado com um sistema de bloqueio, em que o interruptor é bloqueado após ser ativado, de modo que ele não possa ser acidentalmente ligado novamente. 

LIGUE AGORA: 011 3858.7788

Muitos sistemas elétricos para estruturas maiores, como de prédios e instalações industriais, também têm um interruptor de desconexão. Neste caso, a chave pode ser usada para interromper o fornecimento de energia em caso de emergência, reduzindo a voltagem para alternar para outro modo de voltagem, e desligar o sistema para manutenção. Mais uma vez, os sistemas de bloqueio são fortemente recomendados quando se pretende cessar o fornecimento de eletricidade a um circuito em um momento inoportuno.

Quadro de força com várias chaves seccionadoras.

Interruptores de desconexão são concebidos para operação manual, na maioria dos casos. Alguns podem exigir uma chave à prova de falhas ou algo similar, a fim de confirmar que um usuário realmente quer ativar o interruptor. Outros sistemas servem com a finalidade de gerenciar problemas de segurança, conforme o observado quando um pico de potência representa uma ameaça para a segurança, então, o sistema é desligado automaticamente. Nestes casos, as pessoas têm de esperar para que o sistema reinicie antes de fazer o backup novamente.

Exemplos de Aplicação:

Na figura abaixo podemos ver um exemplo de utilização de chave seccionadora em um circuito de distribuição elétrica. No caso abaixo, foi seccionado o circuito para manutenção de um transformador:

 

Exemplo abertura de chave seccionadora em um circuito para manutenção de um transformador.
Feita a manutenção do transformador, fecha-se as chaves religando o circuito de distribuição.

Exemplo: Chave Seccionadora (Chave Faca)

 

·         ·         Seccionar a rede para minimizar os efeitos das interrupções programadas ou não;
·
         Estabelecer seccionamento visível em equipamentos como religadores automáticos, chaves a óleo;
·
         Estabelecer “by pass” em equipamentos como reguladores de tensão;
·
         Como “vis a vis” para manobras de circuitos. 

LIGUE AGORA: 011 3858.7788

Para sua abertura (seccionamento com carga) é obrigatório o uso do equipamento Load buster.e equipamento de proteção individual (luva isolante)manga isolante - "mangote") para evitar que surja o arco elétrico muito perigoso, podendo lesionar o eletricista. Para seu fechamento utiliza-se vara de manobra. 

Várias empresas fabricam modelos de chaves seccionadoras para uma série de aplicações. Ao instalar um tipo de dispositivo de desativação como este, é importante para confirmar se ele é adequado para a aplicação em que vai ser utilizado. Se o interruptor não atender aos requisitos de classificação, pode representar um risco de segurança, porque ele não será capaz de lidar com o gerenciamento de energia de forma adequada e precisa. 

Características Comuns

•      Proteção contra contatos dos dedos nas partes energizadas, evitando o "choque elétrico"

•      Acionamentos seguros

•      Diferentes opções de montagens, para diversas aplicações

•      Possibilidade de adicionar contatos auxiliares em ambos os lados da chave – ideias para sistemas mais complexos

APLICAÇÕES

•      Isolador de circuitos

•      Chaves Liga/Desliga

•      Chave Geral

•      Chave de controle

•      Chave para seletividade de sistemas